Cultura
Luan Santana é presença confirmada nesta sexta-feira (11), na Festa do Peão de Paulínia

Festa do Peão de Paulínia tem início com fim de semana repleto de shows

Nesta sexta-feira (11) quem agita a arena é Luan Santana e Lauana Prado; no sábado (12), a dupla Zé Neto e Cristiano dará continuidade à programação musical, ao lado de Dennis; para fechar a programação no domingo (13), tem Ana Castela

Da Redação | Tribuna Liberal

Tradição, fé e shows tecnológicos. Estes serão os ingredientes da Festa do Peão de Paulínia 2025. A cidade é palco de um dos eventos mais esperados do circuito de festas de peão do país. Depois do retorno em 2024, a festa deste ano promete emocionar o público com uma programação repleta de atrações musicais, celebrações de fé, cultura boiadeira, gastronomia e acessibilidade.

A abertura ocorreu nesta quinta-feira (10), com o Dia da Família. A festa recebeu o show do cantor Daniel com entrada gratuita, no setor pista, mediante a troca de um quilo de alimento não perecível. Nesta sexta-feira (11), quem agita a arena é Luan Santana e Lauana Prado. No sábado (12), a dupla Zé Neto e Cristiano dará continuidade à programação musical, ao lado de Dennis. Para fechar a programação no domingo (13), Ana Castela traz seus maiores hits para o público.

“Em 2024, a festa foi um sucesso e este ano queremos o mesmo êxito. É um evento totalmente familiar, com músicas que agradam a criançada, adolescentes e adultos também. Até por isso, escolhemos trazer a Ana Castela de novo, só que no domingo e mais cedo, para que os pais e mães aproveitem esse momento com os filhos”, explica o presidente da Festa do Peão de Paulínia, Ricardo Dalbem.

Com o slogan “Onde o Coração Bate Mais Forte”, a festa se consolida como um verdadeiro encontro da cultura sertaneja, fé e gastronomia. Organizada pela FPP Produções Artísticas e Eventos, o evento já é considerado parte da agenda cultural da cidade, por entregar uma infraestrutura de alto padrão, com câmeras de monitoramento por toda a arena, área vip e arquibancada, efetivo policial e segurança particular, além de ambulâncias/ambulatório que estarão de prontidão para atender os convidados. 

A cada dia de evento são gerados cerca de 600 empregos diretos em setores como a Praça de Alimentação e Segurança. E mais de 2 mil oportunidades de trabalho indiretas. O “lote relâmpago”, aberto no primeiro dia de venda dos ingressos, esgotou em apenas 15 minutos. Alguns setores se aproximam de SOLD OUT, provando o desejo de Campinas e Região Metropolitana em voltar à Arena do Peão de Paulínia, no Parque Brasil 500.

O complexo da FPP 2025 está dividido em quatro setores, sendo: pista (arena/arquibancada), área VIP, camarote corporativo/familiar e camarote Platinum (open bar e open food). A compra dos ingressos está disponível no site da Bilheteria Digital. Os setores contarão com acesso PCD e telões com intérprete de Libras em todas as atrações do evento.

Além de música boa, a tradição sertaneja se mantém em 2025 com o Desfile de Cavaleiros, que reuniu 500 peões e charreteiros de 11 cidades da região, e o Tombo da Polenta que juntou 4 mil pessoas em Paulínia. A realeza eleita em concurso encantará os presentes com beleza e simpatia. As competições de montaria, prova dos 3 tambores e Team Penning são disputados na Arena FPP durante todos os dias de evento.

SOLIDARIEDADE

A Festa do Peão de Paulínia apoiará a AUPACC - Amigos Unidos por Amor Contra o Câncer, uma instituição filantrópica da cidade, sem fins lucrativos, de caráter assistencial e de saúde que realiza um programa de reabilitação física, psicológica e social a pessoa com câncer e suporte familiar. Durante a festa o público poderá realizar doações espontâneas à AUPACC, por meio de QR Code.

Além disso, 12 toneladas de alimentos arrecadados em 2024 com a venda de ingresso social, foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade do município. A expectativa é ainda maior para este ano. A abertura dos portões da festa será a partir das 19h, nesta sexta e sábado, e às 13h no domingo.

Pontos de venda sem taxa

• Supermercado Poupe Real Loja 1 - Av. José Padovani, 720 - João Aranha – Paulínia (SP)

• Supermercado Poupe Real Loja 2 - Av. Padre Jósimo Moraes Tavares, 120 - Jd. Flamboyant - Paulínia (SP)

• Paulínia Winner Mall - Av. José Lozano Araújo, n° 1515 - Nossa Senhora Aparecida - Paulínia (SP)

Paulínia lança campanha contra assédio sexual no rodeio

Durante a Festa do Peão de Paulínia 2025, a prefeitura informou que vai intensificar ações de combate ao assédio sexual e à violência de gênero com a campanha “Não é Não”, organizada pela recém-criada Secretaria da Mulher. A iniciativa tem como principal objetivo garantir mais segurança, respeito e acolhimento ao público feminino durante todos os dias do tradicional evento, um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade.

Inspirada em campanhas semelhantes já realizadas em cidades como Hortolândia, a ação contará com um espaço de apoio exclusivo dentro da festa, onde equipes preparadas estarão disponíveis para orientar, acolher e informar mulheres em situação de vulnerabilidade ou que se sintam desconfortáveis. Além disso, haverá distribuição de materiais informativos, além da divulgação intensa dos canais oficiais para denúncias de assédio e violência.

De acordo com a secretária da Mulher, Angela Duarte, a campanha é um passo importante para transformar espaços públicos e de lazer em ambientes mais seguros. “O ‘não’ precisa ser respeitado, sempre. Estaremos no evento com equipes prontas para acolher e orientar quem precisar. Nossa presença é para proteger, informar e apoiar”, afirmou a gestora.

O prefeito Danilo Barros (PL) também reforçou a importância da campanha e da atuação integrada da administração municipal. “Nossa gestão atua de forma coordenada para garantir proteção às mulheres. A Festa do Peão será um espaço de alegria, mas também de respeito e cuidado. Queremos que todas se sintam seguras para curtir o evento”, destacou.

A campanha “Não é Não” estará visível em diversos pontos da Festa do Peão, com sinalizações e faixas reforçando a mensagem de respeito mútuo e tolerância zero ao assédio. Os canais de denúncia disponíveis são: Guarda Civil Municipal pelo número 153, Polícia Militar pelo 190 e Central de Atendimento à Mulher pelo 180.


Deixe um comentário