Educação
Prédio conta com ampla estrutura, acessibilidade e espaços projetados para desenvolvimento infantil

Após tratativa com Tarcísio, creche do Jardim Boer já funciona em Americana

Casa da Criança Angatu começou atividades e é voltada para crianças de 0 a 3 anos, sendo a primeira da região; são 30 alunos matriculados, podendo atender até 130; obras foram retomadas em 2024 depois de pedido de Chico Sardelli

A Secretaria de Educação de Americana deu início nesta semana às atividades pedagógicas na Casa da Criança Angatu, a mais nova unidade escolar da rede municipal. A escola de educação infantil é a primeira da rede municipal no Jardim Boer, localizada à Rua Glória, 151. A escola vai atender até 130 crianças de 0 a 3 anos moradoras da região - as atividades foram iniciadas com 30 crianças matriculadas. O funcionamento da unidade atende a um pedido do prefeito Chico Sardelli (PL) ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A unidade conta com sete salas de atividades, dois berçários, fraldário, lactário, solário, refeitório, sala da direção, secretaria, sala dos professores, cozinha, despensa, copa para funcionários, depósito para materiais, lavanderia, vestiários e sanitários adaptados. O prédio contempla acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, além de projeto paisagístico integrado ao espaço externo.

A construção foi executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SP) em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), por meio do Programa Creche Escola.

“Agradeço o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Educação, Renato Feder, por todo o carinho com Americana desde que iniciamos as conversas para a entrega desta Casa da Criança, que vai contemplar uma importante região de nossa cidade. O Governo do Estado nos atendeu com agilidade e profissionalismo desde a primeira conversa, demonstrando a relevância da Educação para todos nós, e a escola abriu suas portas para receber as crianças”, comemorou o prefeito Chico Sardelli.

As obras foram retomadas em setembro de 2024, após pedidos do prefeito. A licitação para conclusão do projeto foi publicada em junho do mesmo ano, garantindo a finalização do espaço para o início das atividades a partir do segundo semestre de 2025. Para Americana, a nova escola representa um marco na política municipal de Educação, oferecendo infraestrutura moderna e adequada para o desenvolvimento das crianças.

“A escola ficou linda e estamos muito gratos por este verdadeiro presente para as famílias de Americana. Tenho certeza de que o espaço vai atender as crianças com a qualidade e segurança que elas merecem”, declarou o vice-prefeito Odir Demarchi (PSD).

A Casa da Criança recebe sua denominação seguindo a tradição de batizar unidades escolares da Educação Infantil de Americana em referência à cultura indígena. A prática visa valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de diversas culturas, com ênfase na brasileira, em conformidade com o estabelecido na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Angatu é um termo do tupi guarani utilizado para descrever um sentimento de bem-estar e positividade, um estado de felicidade.

“Estamos muito felizes com mais este reforço para a rede municipal. O prefeito Chico Sardelli mantém uma boa relação institucional com o governador Tarcísio de Freitas e este prédio simboliza um esforço conjunto em prol da Educação de Americana”, destacou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.


Deixe um comentário