Educação
Inscrições foram realizadas na Igreja Assembleia de Deus, no Matão; dezenove fichas foram preenchidas

Sumaré faz inscrições de moradores para EJA e quer ampliar alfabetização

Em igreja, sumareenses demonstraram coragem e vontade de aprender ao se inscreverem no programa Alfabetiza EJA, iniciativa da prefeitura para atender adultos que não terminaram estudos; cerca de 8 mil eleitores ainda são analfabetos

A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré está com inscrições abertas para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) do 1º ao 5º ano. Nesta quarta-feira (11), inscrições foram realizadas na Igreja Assembleia de Deus do Jardim Nova Terra, na região do Matão. Dezenove fichas foram preenchidas por moradores ansiosos por retomar os estudos.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 3,5% dos eleitores de Sumaré – aproximadamente 8 mil pessoas – são analfabetos. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação lançou o Programa Alfabetiza EJA, com o objetivo de reduzir esse índice e garantir acesso à educação.

“Mesmo com a noite fria, vimos um grande interesse da comunidade. Isso mostra o desejo das pessoas em aprender e transformar suas vidas. Esse programa é compromisso com a inclusão, com o futuro das pessoas. Educação não é gasto, é investimento”, destacou o secretário municipal, Danilo de Azevedo.

Entre os inscritos, histórias como a de Martina Pereira Menezes, de 71 anos, emocionaram a equipe. “Nunca é tarde para estudar. Estou tão feliz que nem consigo explicar. Quero ler a Bíblia e escrever meu nome sem precisar de ajuda”, disse, com lágrimas nos olhos.

Lourdes Maria Brito, de 67 anos, também compartilhou sua alegria. “Sempre tive vergonha de não saber ler direito. Agora vou poder ajudar meus netos com as tarefas da escola”.

A Secretaria de Educação aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos e lançou o Programa Alfabetiza EJA. As inscrições para o programa estão abertas até 25 de junho e podem ser feitas de duas formas. Primeira: presencialmente, na escola municipal mais próxima da residência. Segunda: online, por meio de um formulário disponibilizado pela prefeitura.

Os interessados devem apresentar cópia da certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; comprovante de endereço; histórico escolar ou declaração de transferência, se houver.


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