Geral
Construção da ETE Tijuco Preto, com tecnologia moderna, ampliará tratamento para 93 mil moradores

BRK destaca projetos que preservam região de matas e represas de Sumaré

Com ampliação do tratamento de esgoto, município avança na proteção de recursos naturais e conservação ambiental; no Dia de Proteção às Florestas, celebrado nesta quinta-feira, concessionária cita a importância do saneamento básico

O Dia de Proteção às Florestas, comemorado nesta quinta-feira (17), é uma data que chama atenção para a importância da preservação das matas e biomas, fundamentais para o equilíbrio ambiental, a biodiversidade e a qualidade dos recursos hídricos. Em Sumaré, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, destaca como o saneamento básico tem papel essencial na conservação dos mananciais, cursos d’água e da vegetação.

As florestas e matas ciliares cumprem funções ecológicas fundamentais, como a proteção das nascentes, o controle de enchentes, a purificação do ar e o abrigo de inúmeras espécies. Com a coleta e tratamento de esgoto, essas áreas são preservadas da contaminação direta, permitindo que o solo, a água e a fauna mantenham seu equilíbrio natural.

Em Sumaré, a BRK atende 100% do município com coleta do esgoto. O índice de tratamento é atualmente de 30%. A cidade tem em operação 19 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), além de um conjunto de Estações Elevatórias (EEEs) que realizam o bombeamento dos efluentes coletados até as unidades de tratamento. A recém-inaugurada Estação Elevatória de Esgoto no bairro Davina tem o objetivo de manter a eficiência operacional do sistema de esgoto na cidade, garantindo a continuidade e a qualidade dos serviços.

Entre as principais obras de esgotamento sanitário em andamento no município, destaca-se a construção da ETE Tijuco Preto, que representa um marco para o saneamento de Sumaré. Com tecnologia holandesa, moderna e eficiente, a estação terá capacidade de tratar o esgoto gerado por aproximadamente 93 mil moradores em 54 bairros, promovendo um impacto direto na qualidade ambiental, na saúde pública e na preservação dos recursos hídricos. A previsão é que a nova ETE entre em operação em dezembro de 2026.

“Em Sumaré, os investimentos na ampliação do tratamento de esgoto demonstram o compromisso da concessionária para a proteção das florestas e da biodiversidade”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Além das ações operacionais, a BRK desenvolve projetos socioambientais com foco em sustentabilidade, como o programa “Agricultura Urbana” e atividades de educação em escolas, que abordam temas como compostagem, uso sustentável do solo e reaproveitamento de resíduos.

A BRK também reforça que pequenas mudanças de hábito no dia a dia da população podem gerar grandes impactos na proteção das florestas, como fazer o descarte do lixo corretamente, evitar queimadas e podas irregulares, consumir produtos de origem sustentável e apoiar iniciativas de reflorestamento e preservação. 



Deixe um comentário