DER prevê que radares em rodovias da região funcionem ainda em maio
Equipamentos estão em fase final de implantação e só começarão a fiscalizar após aprovação técnica, sinalização adequada e homologação; Estado diz que objetivo é reduzir acidentes; aparelhos estarão em Sumaré e Nova Odessa
Paulo Medina | Tribuna Liberal
O Departamento de Estradas de
Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) informou ao Tribuna Liberal que os
novos radares de rodovias de Sumaré e Nova Odessa devem começar a operar até o
fim deste mês. Os aparelhos, que estão em fase de implantação, só entrarão em
funcionamento após a finalização da sinalização nos trechos, além da aferição
técnica e homologação dos equipamentos.
Segundo nota oficial do DER, a
fiscalização eletrônica começará apenas quando todos os critérios técnicos
forem atendidos, conforme exige a legislação. “Até meados de maio de 2025, os
equipamentos devem estar em funcionamento, realizando a fiscalização de
velocidade para garantir mais segurança aos usuários. A operação só será
iniciada após aprovação do projeto e aferição e homologação dos radares, além
de a rodovia estar devidamente sinalizada. Até o momento, os equipamentos
citados acima se encontram em fase de implantação. Após a instalação, as
localizações com as coordenadas serão publicadas e estarão disponíveis no site
do DER-SP”, informou.
No total, nove novos pontos de fiscalização serão ativados na região: cinco em Sumaré e quatro em Nova Odessa. Em Sumaré, os aparelhos estão sendo instalados nas rodovias Adauto Campo Dall’Orto (SPA-110/330) e Virgínia Viel Campo Dall’Orto (SPA-115/330), vias de grande fluxo que conectam o município a Paulínia, Hortolândia e à Rodovia Anhanguera. Já em Nova Odessa, os radares estão sendo colocados pelo DER nas rodovias Arnaldo Júlio Mauerberg e Astrônomo Jean Nicolini, principais acessos à Rodovia Anhanguera, Luiz de Queiroz e à cidade de Americana.
Os novos radares fazem parte de
dois contratos estaduais com empresas especializadas, que incluem a instalação
de centenas de dispositivos em diversas regiões paulistas. No lote que contém
Sumaré, o investimento é de R$ 5,9 milhões sob responsabilidade da empresa
Splice. No lote onde Nova Odessa está, o contrato é com o Consórcio Paulista de
Fiscalização e soma R$ 7,9 milhões.
A operação dos equipamentos no Estado será feita por modelos do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador. O primeiro será utilizado em trechos urbanos, com presença de pedestres e ciclistas, e contará com displays que mostram a velocidade dos veículos. Já o segundo faz a medição sem a necessidade de exibição ao motorista, visando maior controle em locais de alta velocidade. A justificativa do governo estadual é de que a fiscalização eletrônica ajude a reduzir o número de acidentes e a gravidade das ocorrências.
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