Geral
Revitalização da estação é financiada com R$ 280 mil via Política Nacional Aldir Blanc

Gestão Leitinho começa revitalização da Estação Ferroviária de Nova Odessa

Prefeitura já deu início às obras de melhorias do símbolo histórico e cultural da cidade, na Praça Central José Gazzetta; primeira fase inclui reformas em banheiros, redes elétrica e hidráulica, telhados e pintura; serviço terminará em agosto 

A Prefeitura de Nova Odessa iniciou a revitalização da antiga Estação Ferroviária, um dos principais marcos históricos e culturais do município, localizada na Praça Central José Gazzetta. As obras estão sendo realizadas com recursos na ordem de R$ 280 mil repassados pelo Governo Federal conforme previsto na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que visa o fomento à cultura. 

Nesta primeira etapa, estão sendo executadas a reforma dos banheiros e vestiários, a revisão completa das redes hidráulica e elétrica, a recuperação dos telhados dos banheiros e do prédio administrativo, além da pintura externa e da instalação de grades de proteção. 

A edificação também está passando por adequações para a implantação de banheiros adaptados a Pessoas com Deficiência (PCDs), promovendo um ambiente com acessibilidade e mais inclusivo para todos os públicos. “A revitalização da Estação Ferroviária é um avanço na valorização do nosso patrimônio histórico e cultural. Integra preservação, acessibilidade e infraestrutura para que este espaço volte a ser um ponto de referência na cultura em Nova Odessa”, afirmou Lucas Frigeri, responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo. 

A conclusão da obra está prevista para o final de agosto. Após a entrega, o espaço será destinado à realização de eventos promovidos pelo município, evitando que moradores em situação de rua ocupem o espaço. 

POPULAÇÃO DE RUA 

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aprovou a implantação do modelo Housing First como estratégia regional para reduzir a população em situação de rua. A iniciativa, proposta pelo Governo do Estado de São Paulo e inspirada em experiências de sucesso no Brasil e no exterior, visa oferecer moradia digna integrada a políticas públicas de saúde, assistência social, emprego e educação. Nova Odessa participa das ações. 

Durante a reunião, que aconteceu no Centro de Eventos da Secretaria de Educação de Campinas, com a presença de representantes dos 20 municípios da RMC, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, apresentou o projeto, que foi amplamente apoiado. O passo seguinte foi a criação de um grupo de trabalho com representantes de cada cidade para elaborar um edital regional. Nova Odessa está representada nesse grupo por Solange Paulon, assistente social e coordenadora do CREAS; Carolina Domingos, educadora social do CREAS e Diego Feitoza, diretor de Habitação.  

Os municípios se dividiram em grupos para discutir a elaboração de um diagnóstico regional e a estruturação de um modelo jurídico e de financiamento. O projeto está sendo construído de forma colaborativa, com previsão de escolha de um nome que represente a iniciativa regional.  

O Housing First não se limita à oferta de moradia, exige também acompanhamento intersetorial (saúde, emprego, educação e cultura) e critérios claros de atendimento. “Nossa participação destaca o engajamento do município em uma política regional de impacto social, alinhada com o trabalho em rede e a abordagem humanizada”, avaliou a assistente social e coordenadora do CREAS em Nova Odessa.  

Deixe um comentário