Geral
Município recebeu abafadores, bombas costais, enxadões, EPIs, entre outros itens

Nova Odessa recebe novos materiais e intensifica ações contra incêndios

Com apoio do Estado, Defesa Civil foi contemplada com equipamentos para enfrentamento de focos de fogo durante o período seco; medida pretende reduzir riscos de queimadas e possibilitar alívio para a saúde de moradores no inverno

A Defesa Civil de Nova Odessa está intensificando a Operação Estiagem 2025. A ação visa prevenir e mitigar os impactos adversos do período seco, reduzindo riscos de queimadas urbanas e rurais, preservando o meio ambiente e protegendo a saúde da população.

Para reforçar as ações, na quarta-feira (23), o município recebeu do governo do Estado materiais para combater focos de incêndio, como, abafador, bomba costal, machado, facão, cantil de água, lanterna, enxadão, luva e óculos de proteção, além de coletes e bonés. Esses itens são frutos do curso preparatório ministrado pela Coordenadoria Estadual, que neste ano contou novamente com a participação dos agentes municipais.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Vanag, destacou a importância do engajamento coletivo. “Durante a estiagem, aumentam os riscos de incêndios e de problemas respiratórios causados pela baixa umidade do ar. Nossa equipe está à disposição para orientar a população e fortalecer a cultura da autoproteção. Contamos com a colaboração de todos para que Nova Odessa atravesse esse período de forma segura”, afirmou.

Entre as ações da Operação Estiagem estão a intensificação do monitoramento de áreas de risco, o combate focado a queimadas e a realização de campanhas educativas, incluindo a distribuição de folhetos informativos para a população. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Defesa Civil está promovendo visitas orientativas às escolas, mobilizando alunos em atividades lúdicas e palestras para conscientização sobre a prevenção a incêndios e cuidados com o meio ambiente.

“A população pode contribuir evitando queimadas, denunciando focos de incêndio e adotando atitudes responsáveis, como não jogar lixo ou bitucas de cigarro em terrenos baldios”, orientou Vanag.

Para emergências ou denúncias, a população deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99545-6418, os Bombeiros Estaduais pelo 193, a Polícia Militar pelo 190 e a GCM (Guarda Civil Municipal) pelos telefones (19) 3466-1900 ou 153. Ou baixar o aplicativo “Bombeiros Emergência”, disponível nas lojas de aplicativos dos dispositivos Android e iOS.

Deixe um comentário