Paulínia lidera em número de veículos irregulares apreendidos pela EMTU
Fiscalizações da empresa metropolitana apreenderam 49 veículos irregulares nas cinco cidades da região; operações são realizadas contra o transporte não autorizado e clandestino de passageiros; objetivo é levar segurança ao sistema
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Entre janeiro e dezembro de 2024, a Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos (EMTU), em conjunto com a Polícia Militar, realizou 304
operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos
municípios das regiões metropolitana de Campinas e Sorocaba. No ranking de
apreensões entre os cinco municípios da região, Paulínia é a que mais teve
veículos irregulares apreendidos, totalizando 23, seguida por Sumaré, com 13
apreensões, Nova Odessa, com sete, e Hortolândia e Monte Mor, com três
apreensões cada.
As operações realizadas pela EMTU têm como principal
objetivo coibir práticas que comprometem a segurança dos passageiros e a
qualidade do sistema de transporte metropolitano. O transporte clandestino
preocupa especialmente por não seguir normas regulamentadas, muitas vezes
apresentando veículos em condições inadequadas e motoristas sem a devida
qualificação.
Na Região Metropolitana de Campinas, as 155 fiscalizações
realizadas no período resultaram em 8.708 veículos averiguados e 131 veículos
apreendidos em operação irregular. Os agentes averiguam carros, vans,
micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano. Os
veículos apreendidos são removidos ao pátio de estocagem por serviço de
guincho, bem como são aplicadas as multas correspondentes que podem chegar a R$
5.212,22, por valor unitário.
Em 2024, nas cinco regiões metropolitanas onde a EMTU atua,
a empresa disse que realizou 2.917 operações, que envolveram 29.440 abordagens
e 835 apreensões de veículos irregulares.
“Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas da
EMTU nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios,
suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança,
conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de
Trânsito)”, informou.
Na operação regular, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. “Por outro lado, os veículos não autorizados não cumprem essas normas, sem qualquer garantia da sua procedência, além de operar de forma precária e em concorrência ruinosa, já que não cumprem qualquer requisito da legislação”, afirma a empresa.
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