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EMTU fiscaliza e regulamenta transporte metropolitano de baixa e média capacidade

Paulínia lidera em número de veículos irregulares apreendidos pela EMTU

Fiscalizações da empresa metropolitana apreenderam 49 veículos irregulares nas cinco cidades da região; operações são realizadas contra o transporte não autorizado e clandestino de passageiros; objetivo é levar segurança ao sistema

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Entre janeiro e dezembro de 2024, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em conjunto com a Polícia Militar, realizou 304 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios das regiões metropolitana de Campinas e Sorocaba. No ranking de apreensões entre os cinco municípios da região, Paulínia é a que mais teve veículos irregulares apreendidos, totalizando 23, seguida por Sumaré, com 13 apreensões, Nova Odessa, com sete, e Hortolândia e Monte Mor, com três apreensões cada.

As operações realizadas pela EMTU têm como principal objetivo coibir práticas que comprometem a segurança dos passageiros e a qualidade do sistema de transporte metropolitano. O transporte clandestino preocupa especialmente por não seguir normas regulamentadas, muitas vezes apresentando veículos em condições inadequadas e motoristas sem a devida qualificação.

Na Região Metropolitana de Campinas, as 155 fiscalizações realizadas no período resultaram em 8.708 veículos averiguados e 131 veículos apreendidos em operação irregular. Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano. Os veículos apreendidos são removidos ao pátio de estocagem por serviço de guincho, bem como são aplicadas as multas correspondentes que podem chegar a R$ 5.212,22, por valor unitário.

Em 2024, nas cinco regiões metropolitanas onde a EMTU atua, a empresa disse que realizou 2.917 operações, que envolveram 29.440 abordagens e 835 apreensões de veículos irregulares.

“Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas da EMTU nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito)”, informou.

Na operação regular, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos. “Por outro lado, os veículos não autorizados não cumprem essas normas, sem qualquer garantia da sua procedência, além de operar de forma precária e em concorrência ruinosa, já que não cumprem qualquer requisito da legislação”, afirma a empresa.

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