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Prefeito Zezé e vice Cafu César acompanham problema e questionam Sabesp para resolver o caso

Zezé Gomes cobra Sabesp por solução ao mau cheiro na região da ETE Jatobá

Prefeito e vice-prefeito de Hortolândia se reúnem com representantes da empresa e exigem providências para combater odor que afeta e gera série de transtornos a moradores de condomínios próximos à Estação de Tratamento de Esgoto

Da Redação | Tribuna Liberal

Em resposta às constantes reclamações da população sobre o mau cheiro proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada atrás do Condomínio Jatobá, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), e o vice-prefeito Cafu César (PSB), convocaram, na manhã desta terça-feira (27), o diretor regional da Sabesp, Valdemir de Freitas, e a coordenadora da empresa no município, Kelly Lopes, para cobrar providências urgentes.

Durante o encontro, realizado no Paço Municipal, o chefe do Executivo exigiu medidas imediatas para reduzir os impactos do odor que tem incomodado moradores do Jardim Jatobá, Condomínio Olívio Franceschini e Residencial Jardim de Mônaco.

“O respeito à população está acima de qualquer coisa. A Sabesp precisa agir com agilidade, com transparência e, principalmente, com responsabilidade social. A prefeitura está do lado dos moradores e queremos respostas e ações concretas”, afirmou o prefeito Zezé Gomes.

Segundo a Sabesp, a ETE passa por obras de ampliação, o que pode ter intensificado os odores na região. Ainda assim, a empresa garantiu que está adotando providências técnicas para amenizar o problema. A pedido do prefeito e do vice, a empresa se comprometeu a realizar reuniões com os síndicos e moradores dos condomínios afetados para explicar detalhadamente as intervenções em andamento e os prazos para a normalização da situação.

“Estamos ouvindo os moradores e sentindo de perto os impactos dessa situação. É nosso papel cobrar a Sabesp e garantir que a população seja ouvida e informada. As reuniões com os condomínios serão fundamentais para que a empresa apresente soluções reais e imediatas”, pontuou o vice-prefeito Cafu César.

O diretor regional da Sabesp, Valdemir de Freitas, garantiu o compromisso da empresa em resolver a situação. “Estamos trabalhando para amenizar o odor com ações técnicas e reforçamos nosso compromisso com a comunidade. Atenderemos ao pedido da prefeitura e vamos dialogar diretamente com os moradores, prestando todos os esclarecimentos necessários”.

A prefeitura informou que seguirá acompanhando de perto o andamento das ações da Sabesp e reforçou que não medirá esforços para defender a qualidade de vida da população hortolandense.

MULTAS DA CETESB

Na semana passada, o Tribuna Liberal noticiou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já aplicou R$ 46.645,20 em multas contra a Sabesp, responsável pela ETE de Hortolândia, após constatar a emissão de odores fora dos limites permitidos, afetando moradores da região do Parque Ortolândia e de outros oito bairros do entorno.

As sanções foram aplicadas entre novembro de 2024 e maio de 2025 e incluem uma advertência formal e três multas progressivas: a primeira, no valor de R$ 6.663,60; a segunda, R$ 13.327,20; e a mais recente, aplicada em 9 de maio, de R$ 26.654,40 — esta última agravada pela reincidência da infração. As penalidades exigem que a Sabesp apresente relatórios técnicos com ações imediatas e cronograma para eliminar a emissão de odores, além de detalhar as condições operacionais da ETE.

Apesar das medidas, moradores relataram que o cheiro é insuportável. Na Câmara Municipal, o vereador Clodoaldo Santos da Silva (Podemos) apresentou uma moção de apelo à Sabesp, exigindo a resolução do problema. Ele afirma que a situação é “degradante e insalubre”. 

“Há relatos de moradores que residem próximos da ETE de que o cheiro é tão forte que não dá para deixar as janelas das casas abertas e que na hora das refeições chegam a sentir náuseas”, contou o vereador.

OUTRO LADO

A Sabesp disse que para mitigar odores na ETE está investindo mais de R$ 21 milhões em melhorias como limpeza das lagoas, troca dos difusores de ar, instalação de novos sopradores, linhas de aeração, instrumentação, sensores e infraestrutura elétrica. Segundo a empresa, estas melhorias vão resolver definitivamente a situação. “A Sabesp pede desculpas pelos transtornos”, chegou a dizer, em nota.

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