Gasto com alimentação fora do lar deve movimentar R$ 6,3 bilhões na RMC
Impulsionado pela recuperação da economia e aumento do poder
aquisitivo das pessoas, consumo de refeições em bares e restaurantes pode ser
8,2% maior neste ano, comparado com 2023, aponta estudo do IPC Maps divulgado
pela Abrasel
Beth Soares | Tribuna Liberal
Ao menos quatro vezes por mês, a gerente administrativa
Solange Aparecida Bento Siqueira, 47 anos, sai com a família para comer fora de
casa. No roteiro estão bares com comida de boteco e boas bebidas, restaurantes,
churrascarias, além de pesqueiros. “Saímos para almoçar ou jantar fora aos
finais de semana para mudar a rotina e relaxar do estresse do dia a dia”,
comenta a moradora de Hortolândia.
Solange é parte do grupo de consumidores que faz sorrir o
setor gastronômico da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com a perspectiva
de faturar, neste ano, R$ 6.318.582.372 bilhões, 8,2% a mais que em 2023,
segundo dados do IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo), divulgados pela
Abrasel Regional Campinas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
De acordo com o levantamento, o crescimento do potencial de
gastos com refeições fora do lar deve acontecer nas quatro classes sociais na
região de Campinas: R$ 1.189.823.736 na classe A (alta de 8,5%), R$
3.157.629.117 na classe B (+8,2%), R$ 1.778.660.970 pela classe C (+8,1%) e R$
192.468.548 na classe D (aumento de 8,5%).
Segundo a Abrasel, a recuperação da economia com o aumento
do poder aquisitivo dos moradores, nos últimos meses, favorece o crescimento de
refeições fora do lar (que inclui alimentação e bebidas). O cenário beneficia o
setor gastronômico, atualmente com 32.577 estabelecimentos na RMC, que inclui
os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor, Hortolândia e Paulínia.
André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas, vê
a projeção do IPC Maps como positiva. “O aumento do consumo na região é
importante para trazer esperança para o empresário equilibrar o caixa, já que
ainda temos 20% dos estabelecimentos em prejuízo, segundo a última pesquisa da
Abrasel, além do alto nível de endividamento, de 32% em abril”, avalia
Mandetta. Ele diz, ainda, que esse cenário significa geração de mais empregos
pelo setor ao longo do ano.
Para Solange, o custo-benefício das refeições fora de casa
compensa. “Hoje em dia, se você colocar na balança, ao fazer um churrasco em
casa, por exemplo, se gasta quase a mesma coisa que se for a uma churrascaria
com preço mais em conta. As churrascarias têm variedade de carnes e saladas e,
além disso, a dona de casa se livra do trabalho de organizar o churrasco, fazer
e limpar tudo depois”, observa a gerente administrativa.
O PIB (Produto Interno Bruto) da RMC é de R$ 266.807.891,88
bilhões, com um PIB per capita de R$ 79.817,91. Segundo a Abrasel, os 20
municípios contam, hoje, com 1.778 novos estabelecimentos, chegando a 32.577,
uma alta de 5,8% novos empreendimentos abertos, se comparado com 2023.
PROJEÇÃO DE FATURAMENTO MAIOR ANIMA EMPRESÁRIOS DE BARES E RESTAURANTES
Christian Beutner, sócio-proprietário da hamburgueria Cow
Burguer que funciona no Jardim Novo Cambuí, em Hortolândia, se mostra otimista
com as projeções positivas de consumo no setor gastronômico. Um dos motivos é o
investimento realizado na lanchonete, que mudou para um prédio mais amplo, em
meados do ano passado.
“Houve aumento do faturamento devido ao maior ticket médio
do salão em relação ao delivery, que era nosso foco, antes da mudança. Por
estarmos em um local maior, o desempenho no primeiro semestre deste ano foi
melhor em relação ao mesmo período de 2023. A expectativa é de que o movimento
continue a crescer sensivelmente durante o segundo semestre deste ano”, afirma
o empreendedor.
Cow Burguer: hamburgueria em Hortolândia investe em novo prédio, fortalece a marca e atrai mais clientes
Christian conta que a hamburgueria funciona na cidade desde
2015 e, agora, tem novo nome. “Passamos por um processo de rebranding e atuamos
com o nome Cow Burguer desde 2023. Atendemos tanto delivery como consumo no
local. Temos um público bastante amplo, pessoas de todas as idades, desde
casais, amigos, até famílias inteiras”, conta o empresário.
Quem também vê com bons olhos essa expectativa de
crescimento é Dino Ramos, sócio do Dom Brejas, em Campinas, e do recém
inaugurado Boteco Miúdo. “Acredito que esse crescimento reflete em toda a
cadeia envolvida no setor, desde os empresários que se sentem mais à vontade
para investir, fornecedores e a população, com expectativa de geração de mais
empregos”, afirma Ramos.
Roger Antonio Domingues, diretor comercial e fundador da
rede Lanchão Brasil, diz que a expectativa de crescimento de vendas e
faturamento para este ano é positiva. “Mas essa perspectiva vai depender muito
do comportamento da economia ao longo dos próximos meses”, pondera
Domingues.
EM SUMARÉ, SETOR DE ALIMENTAÇÃO DO SHOPPING PARKCITY PREVÊ
ALTA DE ATÉ 14% NO CONSUMO
No setor de alimentação do Shopping ParkCity Sumaré a
expectativa é de um aumento de até 14% no consumo até o final deste ano,
segundo Joelma Tadei, gerente geral do centro de compras. “Para 2024, a
expectativa inicial foi de um crescimento médio de 8%, mas considerando o
resultado do primeiro semestre, que está em +14%, a expectativa é que esse
percentual, no mínimo, se mantenha até o final do ano de 2024.
No ParkCity Sumaré existem, atualmente, 18 operações entre restaurantes, fast food, sorvetes, doces, cafés e chocolates. De acordo com Joelma, em 2023, o setor de alimentação apresentou um crescimento de 21% comparado com o ano de 2022. “Esse crescimento ocorre, principalmente, pela variedade e opções que o Shopping ParkCity Sumaré oferece na praça de alimentação e nos demais espaços do empreendimento, além de um conjunto de outras atividades como lazer, serviços e compras. Ainda em 2024, a estimativa é agregar mais opções nesse mix que está a pleno vapor”, afirma a gerente geral.
Shopping ParkCity Sumaré: empresários do setor de alimentação estimam fechar o ano com faturamento maior que em 2023
O restaurante Mania de Churrasco faz parte do setor
gastronômico do shopping. De acordo com Ana Ceci da Silva, parceira de negócios
do estabelecimento, a expectativa é de um movimento pelo menos10% superior
neste ano, comparado a 2023, quando começou a funcionar no shopping.
“Estamos empenhados em atrair novos clientes através da
divulgação da nossa marca, pois ainda somos pouco conhecidos na região. O
primeiro semestre de 2024 nos mostrou que estamos no caminho certo. Atendemos
milhares de novos clientes e seguimos nos preparando para conhecer ainda mais o
perfil de consumo da região”, diz Ana Ceci. O restaurante também tem uma
unidade no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas.
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