Saúde
Reuniões diárias fortalecem integração entre os setores e simulações prepararam equipes para emergências

HM de Hortolândia realiza formações internas para melhorar atendimento

Objetivo das capacitações é implementar melhorias constantes no atendimento e na assistência à população; um dos principais tópicos é a higienização das mãos, que é importante para diminuir o risco de infecção hospitalar em pacientes

Para marcar o início do ano, Hortolândia segue com programação intensa de capacitações para os servidores da rede pública de saúde. Nos últimos dias, a prefeitura promoveu formações internas para as equipes do Hospital Municipal Mario Covas. O objetivo é implementar melhorias constantes no atendimento e na assistência à população.

O cuidado com o paciente é tema recorrente nas formações. Um dos principais tópicos é a higienização das mãos, que foi abordada na capacitação ministrada às equipes do hospital. A ação é importante para diminuir o risco de infecção hospitalar em pacientes. 

Na capacitação houve a utilização de líquido neon e luz negra para mostrar melhor a higienização. A atividade reforçou os cinco momentos que as equipes devem higienizar as mãos, sendo antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimentos; após risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; e depois de tocar superfícies próximas.

REUNIÕES

Para que o atendimento e a assistência ao paciente sejam efetivos e de qualidade, é necessário que as equipes hospitalares trabalhem de forma integrada, segundo a prefeitura. O Hospital Municipal implantou o método Safety Huddle, expressão em inglês que significa “reunião de segurança”. 

De acordo com o Setor de Educação Permanente do hospital, trata-se de uma prática em gestão de saúde que consiste em realizar reuniões diárias rápidas, de manhã e à tarde, com os coordenadores de cada setor. Na reunião matinal, são reportadas e discutidas as demandas do dia. Na reunião vespertina são checadas devolutivas e se houve resolução dos problemas apontados. O método foi implantado em caráter experimental no fim do ano passado.

Outra atividade importante foi a reunião com escolas técnicas de enfermagem e instituições de ensino parceiras do hospital. O encontro foi para alinhar processos e procedimentos em atividades conjuntas com estudantes das escolas.

SIMULAÇÃO

As equipes hospitalares precisam estar sempre a postos para atuar em situações de emergência. Por esse motivo elas participaram de uma simulação de atendimento a paciente em parada cardiorrespiratória. No simulado, foram usados bonecos de treinamento adulto e infantil.


Deixe um comentário