Índice de faltas a consultas e exames em UBSs supera 27% em Nova Odessa
População é orientada a manter dados atualizados e desmarcar procedimentos com antecedência para não prejudicar demais pacientes que aguardam atendimento; só na UBS do Alvorada, 291 usuários faltaram mês passado sem avisar
Em encontro com os vereadores recentemente, o secretário de
Saúde de Nova Odessa, Lucas Bento, apontou o alto índice de faltas a consultas
e exames agendados, por parte dos pacientes, como um dos maiores problemas da
Rede Municipal atualmente. Isto porque a falta não informada previamente pelo
paciente “tira” o lugar de outro paciente, o que acaba prolongando o tempo de
espera por consultas e exames. Há unidades com até 27,6% de faltas sem
comunicação antecipada.
“É um grande problema que temos na Rede Municipal. Então é
muito importante que todos os munícipes que usam o SUS (Sistema Único de
Saúde), que utilizam nossas UBSs e o Ambulatório de Especialidades, que
mantenham seus cadastros e telefones em dia”, apontou o médico.
Como exemplo, a Secretaria detalhou os números de
absenteísmo (faltas) na UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, do Jardim Alvorada e
região, onde quase 30% dos agendamentos realizados são perdidos devido às
ausências não informadas dos próprios pacientes.
Durante todo o mês de maio, a UBS 5 agendou 1.055 consultas,
em três especialidades. Mas 291 pacientes faltaram sem avisar, o equivalente a
27,6% de absenteísmo. Foram 183 faltas em 703 consultas com médicos
generalistas, 63 faltas em 179 consultas agendadas com pediatras e 45 faltas em
173 consultas agendadas com ginecologistas. Isto apenas em uma das 7 UBSs da
Rede Municipal de Saúde.
“Temos muitas faltas nas consultas, algo que se torna ainda
mais grave quando se trata de uma unidade que já é pequena para a população que
atende”, comentou o secretário de Saúde e médico Lucas Bento - a Prefeitura de
Nova Odessa já tem garantida a construção da UBS do Jardim dos Lagos, que vai
suportar parte da demanda atual da UBS 5.
“Isso é considerado uma taxa de absenteísmo muito alta, o
que acaba prejudicando e é um grande transtorno nas agendas e tira a
oportunidade de outras pessoas serem atendidas com mais agilidade. Daí a
importância de ligar para desmarcar caso não seja possível a presença na
consulta”, acrescentou a coordenadora da Unidade Básica do Alvorada, Juliana da
Silva.
“Mesmo que estes dados sejam da UBS 5, ele se repete em todas as UBSs, por isso é urgente conscientizar a população sobre a importância de desmarcar a consulta ou comparecer para o atendimento agendado no dia e horário marcado pela equipe da unidade”, completou Juliana.
‘CADU’ NO AMBULATÓRIO
Segundo o secretário, o mesmo problema ocorria no
Ambulatório de Especialidades Médicas da Avenida João Pessoa, ao lado do
Hospital e Maternidade Municipal, que chegou a ter 60% de índice de faltas. Mas
neste caso o percentual de absenteísmo foi bastante reduzido ao longo do último
ano com a adoção do CADU (Central de Atendimento Digital UniCidadão), um
assistente virtual para confirmação de consultas médicas via WhatsApp.
A ferramenta online permite que a equipe da Regulação envie
mensagens automáticas para confirmações de consulta ao número de celular
cadastrado do paciente. Os pacientes então respondem confirmando, cancelando ou
reagendando a consulta, tudo via WhatsApp.
Os que não responderam às mensagens de confirmação entram em
uma “esteira manual” de ligações, realizadas através do WhatsApp pela equipe da
Central de Regulação da Secretaria de Saúde. “Assim, diminui-se cada vez mais a
evasão (falta não avisada) dos pacientes nas consultas agendadas. Mas mesmo com
a CADU ainda tem gente que confirma e não vai, infelizmente”, completou Lucas
Bento. A pasta estuda agora formas de estender o funcionamento do CADU ou outra
ferramenta similar às UBSs.
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