Saúde
Capacitação foi organizada em quatro encontros, com limite de 25 vagas por turma

Samu qualifica equipes para atender casos de urgência no SUS de Sumaré

Treinamento visa aprimorar serviços extra-hospitalares e médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizam aulas práticas e discussões de casos reais de atendimento do dia a dia; secretário destaca ‘fortalecimento da saúde’

Com foco na qualificação e integração da rede de atendimento à urgência e emergência do município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sumaré, promoveu nesta terça-feira (15), mais uma etapa do treinamento voltado aos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF). O treinamento tem o objetivo de fortalecer o preparo dos profissionais para o atendimento em situações de emergência em ambiente extra-hospitalar, promovendo maior segurança e eficácia nos atendimentos à população.

Para garantir maior troca de experiências e um melhor aproveitamento do conteúdo, a capacitação foi organizada em quatro encontros, com limite de 25 vagas por turma. O treinamento, que iniciou na semana passada, contará ainda com mais dois encontros, dias 23 e 24 de julho, das 8h às 12h, na base do Samu. O público-alvo são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal.

Durante a capacitação, ministrada pela enfermeira do Samu, Bruna Busnardo, foram abordados temas como o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), manejo de sala de emergência, protocolos e medicações essenciais, além de discussões de casos clínicos reais e dinâmicas práticas.

O secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, destacou a importância da capacitação para o fortalecimento do sistema de saúde. “Investir na formação dos nossos profissionais é investir diretamente na qualidade da assistência prestada à população. A atuação integrada entre as equipes da atenção primária e do Samu é fundamental para um atendimento rápido, eficiente e humanizado em situações de urgência”, disse.

O serviço móvel está presente em Sumaré há 17 anos e conta com quatro viaturas de suporte básico de vida, para atender as vítimas com queixas mais leves e uma UTI Móvel para atender as pessoas em situação mais grave.

 O Samu é um serviço que funciona 24 horas para atender as pessoas em situação de emergência. A base do órgão conta com uma equipe multidisciplinar, bem como um médico 24 horas para acompanhar os atendimentos das ocorrências mais graves e está localizada na Rua Sergipe, 266, no Jardim Nova Veneza.


Deixe um comentário